Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?

Na Coluna do Consumidor desta semana, a Dra Renata Ruback vai falar sobre as compras de Páscoa. 

Com a proximidade da Semana Santa, aumenta a ida aos supermercados para compra dos ovos de chocolate e dos ingredientes para preparar aquela receita tradicional do Domingo de Páscoa. 

Diversos órgãos fiscalizam esses produtos que são os mais procurados pelos consumidores, como forma de garantir o acesso a produtos de qualidade e evitar abusos no momento da compra. 

Nesse período os fiscais se concentram nos ovos de páscoa e no peixe, que são aos alimentos mais procurados. Nas ações são verificadas se a manipulação dos alimentos ocorre de forma adequada, higiênica e segura. Verificam também, se existe a informação necessária na oferta e no produto para evitar contaminação e prejudicar a saúde do consumidor. 

No artigo de hoje vou explicar como os estabelecimentos devem estar preparados e darei dicas do que o consumidor precisa saber antes de comprar. 

Quer economizar? Planeje antes o cardápio que deseja preparar e quanto deseja gastar. Fazer uma lista com todos os ingredientes antes de comprar impede a compra por impulso e mantém o custo dentro do seu orçamento. 

Nunca leve as crianças no dia da compra, pois elas são atraídas pelos ovos com personagens dos desenhos animados ou que contenham brinquedos, e vai acabar saindo mais caro! Com a lista em mãos, pesquise o preço. Essa é a principal dica para quem quer economizar. 

Na compra do chocolate você já está habituado a observar o preço, marca ou se contém brinquedo ou brindes, porém é importante conferir também os prazos de validade e as recomendações dos fabricantes quanto à conservação e a manipulação dos alimentos. 

No chocolate que vem acompanhado de itens como brinquedo ou brinde deve constar, o selo do Inmetro. Isso é o que garante que o consumo do produto é seguro e que segue as normas estabelecidas pelo órgão regulador. Além do selo, devem informar a idade indicada pra uso dos brinquedos e se existe algum risco para o consumo. E sobre o pescado? O que é importante saber? Peixes congelados não podem estar amolecidos ou sem todas as informações na embalagem que deve estar fechada e bem lacrada. Formações de gelo indicam que o produto pode ter sido recongelado. Não compre! 

No caso do peixe fresco, os olhos devem ser transparentes e brilhantes, a textura deve ser firme, as escamas presas ao corpo e a aparência sem manchas. Peixes que possuam odor azedo não devem ser consumidos. O aroma de peixe fresco lembra o cheiro de mar…Todo carioca conhece bem! 

Chegou o momento de falar do centro das atenções na mesa no Domingo de Páscoa, o famoso Bacalhau! 

O bacalhau não pode conter manchas ou mau cheiro o que indica que está impróprio para consumo e deve ter a carne firme e clara. Outra questão importante é sobre a informação. Existe o Peixe “tipo” bacalhau e o consumidor não pode ser enganado e levar uma coisa pensando ser outra. Além disso, ele costuma ser mais barato que o bacalhau “original”. 

Viu aquela promoção imperdível? Atenção! Pode estar bem próxima a data do vencimento. Normalmente, produtos em descontos ou que fazem parte de ofertas relâmpagos, possuem o prazo de validade mais próximo. 

Na hora de pagar, confira os valores registrados no caixa, pois se houver diferença entre o valor anunciado nos panfletos ou nas gôndolas, prevalece o menor. Agora, o que eu não canso de repetir: Exija e guarde a nota fiscal, pois é o documento que comprova a relação de consumo e garante que os direitos dos consumidores sejam cumpridos. 


Renata Ruback é Advogada, Pós-Graduada em Direito Público e Privado pela FEMPERJ, Secretária Executiva do CONDECON, Assessora-chefe do PROCON CARIOCA, Delegada da OAB/RJ, membro das Comissões de Defesa do Consumidor, Prerrogativas, Juizados Especiais Estaduais, Esportes, Publicidade e Serviços Jurídicos na Internet, da OAB/RJ, do Fórum de Procons do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Procons – PROCONSBRASIL. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renata Ruback

Advogada especialista em Direito do Consumidor





%d blogueiros gostam disto: