Golpe do Motoboy

Durante a pandemia o número de golpes aplicados nos consumidores tem aumentado bastante. ⁣Um golpe antigo, mas que ganhou força durante esse período quarentena é o do motoboy.⁣ 
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Você recebe uma ligação do “seu banco”, que explica de forma bem educada e articulada que foram feitas transações suspeitas e pede que entre em contato com o número que está no verso do seu cartão.⁣ 
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A ligação é redirecionada para o golpista que possui as mesmas gravações do script do seu banco e, ao final, a ligação é transferida para o “atendente” que informa que diante do isolamento social, será enviado um motoboy para recolher o cartão.⁣ 
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Solicita que corte as pontas do cartão o que “impediria” o uso e ainda passa todas as informações do portador como nome completo, número de identificação e que o mesmo estará utilizando um crachá contendo todos esses dados informados. ⁣ 
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A pessoa só descobre que caiu em um golpe quando chegam novos débitos na sua conta ou compras no cartão de crédito e, é claro, não recebe um novo cartão. ⁣ 
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Na dúvida, busque um canal diverso ao informado por ligações, pode ser pela internet, aplicativos ou fale com o seu gerente. ⁣ 
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Saiba que, segundo a Súmula nº 479 do STJ, as instituições financeiras respondem pelos danos materias e morais gerados por fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.⁣ 
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O Código de Defesa do Consumidor prevê, ainda, a responsabilidade objetiva do fornecedor, ou seja, o banco responderá independentemente de culpa por danos causados aos consumidores. ⁣ 
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Existem inúmeras decisões nos tribunais que determinam a restituição dos valores utilizados e a indenização por danos morais.⁣ Caso o banco se recuse ou não resolva a questão de forma satisfatória, não hesite, procure seus direitos.⁣ 

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[GOLPE DO MOTOBOY] Confira parte do artigo que escrevi para o site Cidade do Rio.⁣ 📌 ⁣ Durante a pandemia o número de golpes aplicados nos consumidores tem aumentado bastante. ⁣ ⁣ Um golpe antigo, mas que ganhou força durante esse período quarentena é o do motoboy.⁣ ⁣ Você recebe uma ligação do "seu banco", que explica de forma bem educada e articulada que foram feitas transações suspeitas e pede que entre em contato com o número que está no verso do seu cartão.⁣ ⁣ A ligação é redirecionada para o golpista que possui as mesmas gravações do script do seu banco e, ao final, a ligação é transferida para o "atendente" que informa que diante do isolamento social, será enviado um motoboy para recolher o cartão.⁣ ⁣ Solicita que corte as pontas do cartão o que "impediria" o uso e ainda passa todas as informações do portador como nome completo, número de identificação e que o mesmo estará utilizando um crachá contendo todos esses dados informados. ⁣ ⁣ A pessoa só descobre que caiu em um golpe quando chegam novos débitos na sua conta ou compras no cartão de crédito e, é claro, não recebe um novo cartão. ⁣ ⁣ Na dúvida, busque um canal diverso ao informado por ligações, pode ser pela internet, aplicativos ou fale com o seu gerente. ⁣ ⁣ Saiba que, segundo a Súmula nº 479 do STJ, as instituições financeiras respondem pelos danos materias e morais gerados por fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.⁣ ⁣ O Código de Defesa do Consumidor prevê, ainda, a responsabilidade objetiva do fornecedor, ou seja, o banco responderá independentemente de culpa por danos causados aos consumidores. ⁣ ⁣ Existem inúmeras decisões nos tribunais que determinam a restituição dos valores utilizados e a indenização por danos morais.⁣ ⁣ Caso o banco se recuse ou não resolva a questão de forma satisfatória, não hesite, procure seus direitos.⁣ .⁣ .⁣ .⁣ #renataruback #advogada #advogado #direitodoconsumidor #fraudebancaria #fraude #bancosrj #golpedomotoboy #golpenapraça #cartaoclonado #seusdireitos ##cobrançaindevida #compranainternet #seusdireitos #riodejaneiro #cidadedorio #agenciasbancarias #pandemia #covid19 #coronavirus

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Renata Ruback

Advogada especialista em Direito do Consumidor





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