OABRJ sugere meios extrajudiciais para prevenir colapso no Poder Judiciário

A OAB/RJ também se posiciona e orienta os advogados para atuarem em prol da negociação em momento de pandemia. Já pensou se tivermos também um colapso no poder judiciário? Quer saber mais? Vem comigo que aqui está recheado de conteúdo para negociar seus contratos. A hora é de dialogar! Veja trechos da nota oficial.

No plano econômico, o país enfrenta um desafio sem precedentes, com a perda de milhares de empregos, a rescisão ou tentativa de revisão de contratos de todas as naturezas e o aumento expressivo de recuperações judiciais e falências. 


Esse cenário apresenta, inegavelmente, uma série de repercussões jurídicas. A forte tendência é a de que o número de litígios cresça exponencialmente, abarrotando ainda mais o nosso Poder Judiciário e os tribunais do país. É preciso evitar essa consequência, ou pelo menos conter os seus reflexos. Neste momento, da mesma forma que precisamos fazer sacrifícios para preservar o sistema público de saúde, precisamos também nos engajar para evitar o colapso do Poder Judiciário. 
Nesse sentido, a atuação firme da classe de advogados é de fundamental importância.

É a advocacia que, neste grave contexto, pode orientar os seus clientes a adotar, nos conflitos em curso ou naqueles que podem vir a surgir, os meios extrajudiciais de solução, principalmente a mediação, a conciliação, a arbitragem e o sistema de comitês de resolução de conflito (‘dispute boards’). Assim, sugere-se aos colegas que, no exercício de seu múnus público e de sua responsabilidade social, busquem colocar em prática esses valiosos instrumentos que têm à mão, incentivando a mediação, a conciliação, a arbitragem e a implementação de comitês de resolução de conflito, a fim de que essa situação crítica seja administrada da melhor forma possível.⚖
Fonte: Site da OAB/RJ

View this post on Instagram

A OAB/RJ também se posiciona e orienta os advogados para atuarem em prol da negociação em momento de pandemia. Já pensou se tivermos também um colapso no poder judiciário? Quer saber mais? Vem comigo que aqui está recheado de conteúdo para negociar seus contratos. A hora é de dialogar! Veja trechos da nota oficial.📌 No plano econômico, o país enfrenta um desafio sem precedentes, com a perda de milhares de empregos, a rescisão ou tentativa de revisão de contratos de todas as naturezas e o aumento expressivo de recuperações judiciais e falências. Esse cenário apresenta, inegavelmente, uma série de repercussões jurídicas. A forte tendência é a de que o número de litígios cresça exponencialmente, abarrotando ainda mais o nosso Poder Judiciário e os tribunais do país. É preciso evitar essa consequência, ou pelo menos conter os seus reflexos. Neste momento, da mesma forma que precisamos fazer sacrifícios para preservar o sistema público de saúde, precisamos também nos engajar para evitar o colapso do Poder Judiciário. Nesse sentido, a atuação firme da classe de advogados é de fundamental importância. É a advocacia que, neste grave contexto, pode orientar os seus clientes a adotar, nos conflitos em curso ou naqueles que podem vir a surgir, os meios extrajudiciais de solução, principalmente a mediação, a conciliação, a arbitragem e o sistema de comitês de resolução de conflito ('dispute boards'). Assim, sugere-se aos colegas que, no exercício de seu múnus público e de sua responsabilidade social, busquem colocar em prática esses valiosos instrumentos que têm à mão, incentivando a mediação, a conciliação, a arbitragem e a implementação de comitês de resolução de conflito, a fim de que essa situação crítica seja administrada da melhor forma possível.⚖ Fonte: Site da OAB/RJ . . . #renataruback #tjrj #advogada #advogado #advocacia #advocaciapreventina #direitodoconsumidor #consumidor #contratos #mediacao #conciliacao #negociacao #arbitragem #disputerboards #extrajudicial #riodejaneiro #zonasulrj #zonaoesterj #zonanorterj #centrorj

A post shared by Renata Ruback (@reruback) on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renata Ruback

Advogada especialista em Direito do Consumidor





%d blogueiros gostam disto: