Hoje vamos falar de um assunto que está presente no nosso dia a dia: as relações de consumo e os direitos e deveres dos consumidores e prestadores de serviços.
É grande o número de problemas, principalmente nos setores telecomunicação e bancário.
Em relação aos serviços de telefonia e tv por assinatura, os problemas mais comuns envolvem a cobrança indevida, que é quando o consumidor não reconhece algum item cobrado na fatura.
Pode ser um serviço não contratado, um valor acima daquele realmente utilizado, ou que nem tenha contrato com a empresa e mesmo assim está em débito.
Nos bancos são recorrentes as denúncias por tempo maior do que o permitido nas filas ou a ausência de senhas ou funcionários suficientes para o atendimento.
Aqui no Rio de Janeiro as agências bancárias devem atender em até 15 minutos nos caixas ou 30 minutos em véspera ou pós-feriado prolongado e é necessária a exposição da escala com os horários dos funcionários nas agências, dispor de banheiros e bebedouros.
Em relação ao cartão de crédito, o consumidor deve tomar todo cuidado na sua utilização, pois, junto com o cheque especial, é o produto que possui maior juros podendo levar ao superendividamento.
Para evitar problemas, deve-se optar sempre em realizar o pagamento integral da fatura e buscar parcelamentos sem juros.
Caso o consumidor esteja devendo o cheque especial ou cartão de crédito, o melhor caminho é não ficar inadimplente. Estas dívidas são uma bola de neve. É importante negociar para sair imediatamente desses juros absurdos.
O dia a dia do consumidor