O dia a dia do consumidor

Hoje vamos falar de um assunto que está presente no nosso dia a dia: as relações de consumo e os direitos e deveres dos consumidores e prestadores de serviços.  
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É grande o número de problemas, principalmente nos setores telecomunicação e bancário.⁣ 
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Em relação aos serviços de telefonia e tv por assinatura, os problemas mais comuns envolvem a cobrança indevida, que é quando o consumidor não reconhece algum item cobrado na fatura. ⁣ 
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Pode ser um serviço não contratado, um valor acima daquele realmente utilizado, ou que nem tenha contrato com a empresa e mesmo assim está em débito.⁣ ⁣ 
Nos bancos são recorrentes as denúncias por tempo maior do que o permitido nas filas ou a ausência de senhas ou funcionários suficientes para o atendimento.⁣ 
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Aqui no Rio de Janeiro as agências bancárias devem atender em até 15 minutos nos caixas ou 30 minutos em véspera ou pós-feriado prolongado e é necessária a exposição da escala com os horários dos funcionários nas agências, dispor de banheiros e bebedouros.⁣ 
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Em relação ao cartão de crédito, o consumidor deve tomar todo cuidado na sua utilização, pois, junto com o cheque especial, é o produto que possui maior juros podendo levar ao superendividamento. ⁣ 
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Para evitar problemas, deve-se optar sempre em realizar o pagamento integral da fatura e buscar parcelamentos sem juros. ⁣ 
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Caso o consumidor esteja devendo o cheque especial ou cartão de crédito, o melhor caminho é não ficar inadimplente. Estas dívidas são uma bola de neve. É importante negociar para sair imediatamente desses juros absurdos.⁣ 
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Hoje vamos falar de um assunto que está presente no nosso dia a dia: as relações de consumo e os direitos e deveres dos consumidores e prestadores de serviços. 📌⁣ ⁣ É grande o número de problemas, principalmente nos setores telecomunicação e bancário.⁣ ⁣ Em relação aos serviços de telefonia e tv por assinatura, os problemas mais comuns envolvem a cobrança indevida, que é quando o consumidor não reconhece algum item cobrado na fatura. ⁣ ⁣ Pode ser um serviço não contratado, um valor acima daquele realmente utilizado, ou que nem tenha contrato com a empresa e mesmo assim está em débito.⁣ ⁣ Nos bancos são recorrentes as denúncias por tempo maior do que o permitido nas filas ou a ausência de senhas ou funcionários suficientes para o atendimento.⁣ ⁣ Aqui no Rio de Janeiro as agências bancárias devem atender em até 15 minutos nos caixas ou 30 minutos em véspera ou pós-feriado prolongado e é necessária a exposição da escala com os horários dos funcionários nas agências, dispor de banheiros e bebedouros.⁣ ⁣ Em relação ao cartão de crédito, o consumidor deve tomar todo cuidado na sua utilização, pois, junto com o cheque especial, é o produto que possui maior juros podendo levar ao superendividamento. ⁣ ⁣ Para evitar problemas, deve-se optar sempre em realizar o pagamento integral da fatura e buscar parcelamentos sem juros. ⁣ ⁣ Caso o consumidor esteja devendo o cheque especial ou cartão de crédito, o melhor caminho é não ficar inadimplente. Estas dívidas são uma bola de neve. É importante negociar para sair imediatamente desses juros absurdos.⁣ ⁣ Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe com os amigos e me conte: qual o problema do dia a dia que você gostaria de saber mais? #renataruback #foconoconsumo #advogada #direitodoconsumidor #cobrançaindevida #chequeespecial #serasa #cartãodecrédito #juros #bancos #telefonia #tvacabo #leidafila #riodejaneiro #rj

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Renata Ruback

Advogada especialista em Direito do Consumidor





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