A alegria da sua criança em casa!

A Coluna do Consumidor deste semana com as dicas da Dra Renata Ruback, fala sobre o Dia das Crianças. 

Dia das crianças chegando e elas já contando os segundos para ganhar os presentes. Você, claro, não quer deixar de ver aquele sorrisão no rostinho fofo do filhote e vai correndo às lojas. O motivo desse artigo? Vou mostrar o que o consumidor precisa saber na hora de comprar o brinquedo dos pimpolhos e além disso, dar dicas importantes de como economizar e garantir a segurança para que a brincadeira não acabe em tragédia. 

A primeira dica é exatamente sobre como economizar na hora de comprar durante essa crise financeira que assola nosso país. Pesquisa de preço é fundamental sempre! O ideal é não deixar para última hora e planejar o que vai dar de presente antes de sair de casa. Assim, evitam-se compras por impulso, o que pode fazer com que você acabe gastando mais no final. Outra dica é não levar a criança junto às compras, elas sempre querem o mais caro! Comigo é assim até hoje! Desta forma, você faz a alegria da sua criança em casa e ainda economiza. 

Outra dica importante pra não estragar a brincadeira é sempre verificar a idade indicada pelo fabricante antes de comprar. Isso é importante, pois alguns brinquedos, por exemplo, possuem peças pequenas que podem ser facilmente ingeridas pela criança ou até mesmo sufocá-las, portanto verifique essa informação que deve estar contida de forma clara na caixa e garanta a segurança dos pequenos. 

Além da idade indicativa, o brinquedo deve conter o selo de conformidade do Inmetro, o que demonstra que o produto atende aos requisitos mínimos de segurança estabelecidos em normas e regulamentos. 

Nunca compre produtos no comércio informal, o preço é atrativo, mas o barato pode sair caro, ainda mais quando se trata da saúde e segurança de nossas crianças. 

Antes de entregar o brinquedo, leia atentamente as instruções, elas orientam quanto ao uso seguro do produto. Sempre esteja por perto na abertura da embalagem, pois podem conter grampos, elásticos, arames, plásticos ou algum outro item que cause risco. 

E, pra finalizar, exija a sempre a nota fiscal, ela é a garantia do consumidor em caso de acidente ou defeito no produto. Feito isso, é hora de brincar! 


Renata Ruback é Advogada, Pós-Graduada em Direito Público e Privado pela FEMPERJ, Secretária Executiva do CONDECON, Coordenadora Jurídica do PROCON CARIOCA, Delegada da OAB/RJ, membro das Comissões de Prerrogativas e de Defesa do Consumidor da OAB/RJ, do Fórum de Procons do Rio de Janeiro, da Proconsbrasil e integra o Conselho de Usuários em empresas de telecomunicações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renata Ruback

Advogada especialista em Direito do Consumidor





%d blogueiros gostam disto: